Desmonte da carreira do MPU
- SindMPU-PE
- May 9, 2023
- 1 min read

O SindMPU-PE vem a público expressar a sua preocupação e descontentamento com o Projeto de Lei 2.402/2023, que propõe a transformação de 360 cargos efetivos vagos de Analista do MPU e de 200 cargos efetivos vagos de Técnico do MPU em 1.200 cargos em comissão e funções de confiança. Essa medida, caso seja aprovada, representará um verdadeiro desmonte da carreira do MPU.
É importante ressaltar que a Constituição Federal garante o acesso aos cargos públicos por meio de concurso público, e não mediante indicações. A contratação de servidores sem concurso público é uma prática inconstitucional e que desvaloriza o trabalho dos servidores concursados.
Além disso, a sobrecarga de trabalho é uma realidade que afeta gravemente a saúde física e mental dos servidores do MPU. A pesquisa realizada pelo SindMPU-PE sobre as distorções de conduta no ambiente de trabalho revelou que a sobrecarga de trabalho atinge muitos servidores.
Por isso, é fundamental que o MPF e o MPT garantam aos seus servidores um plano de carreira sólido e transparente, que valorize o mérito e a qualificação profissional, bem como promova a realização de concursos públicos para o preenchimento de cargos efetivos vagos.
O SindMPU-PE reafirma o seu compromisso com a luta em defesa dos direitos e interesses dos servidores do MPU. Vamos continuar acompanhando de perto a tramitação do PL 2.402/2023 e nos mobilizando para impedir mais esse retrocesso. Juntos somos mais fortes!
Comments